Assistência Técnica em Processamento de Produtos Agropecuários na Agroindústria do Assentamento Frei Vantuy

Coordenação
• Antônio Fábio Reis Figueiredo

A agroindústria desempenha um papel crucial na transformação e beneficiamento de produtos agrícolas, garantindo a segurança alimentar e agregando valor aos produtos. A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) promove essa atividade por meio de seu programa de extensão, capacitando produtores rurais, especialmente os ligados à agricultura familiar. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) define a agroindústria de duas maneiras: conceito restrito, abrangendo apenas indústrias que inicialmente transformam produtos agrícolas, e conceito amplo, que inclui indústrias que realizam uma segunda transformação desses produtos.

A agroindústria familiar destaca-se na promoção da agregação de valor às famílias rurais, permitindo sua inserção no mercado por meio da transformação de matéria-prima agrícola em produtos diferenciados. A transferência de tecnologia, principalmente por instituições de ensino como a UESC, é fundamental para o desenvolvimento desse setor.

O Assentamento Frei Vantuy exemplifica essa dinâmica, onde produtores rurais assentados atuam em associação para agregar valor à sua produção agropecuária. A parceria entre a UESC e esses assentados visa oferecer assistência técnica e capacitação em boas práticas de fabricação e processamento de alimentos. Com a construção de uma agroindústria própria pelos assentados, surge a oportunidade de realizar treinamentos contínuos, possibilitando uma produção mais eficiente e sustentável.

Objetivo: O objetivo geral deste projeto é realizar capacitação técnica em produção e processamento de alimentos seguros para a saúde do consumidor. Para alcançar esse propósito, os objetivos específicos delineados são: oferecer cursos abrangentes sobre boas práticas de fabricação de alimentos e programas de análise de perigos e pontos críticos de controle na produção; desenvolver um programa de controle de qualidade em conformidade com a legislação vigente; promover a realização de cursos específicos sobre processamento mínimo de alimentos e alimentos processados; e contribuir ativamente para o desenvolvimento de rotulagem nutricional precisa e informativa, visando garantir a segurança e a transparência dos produtos alimentícios disponíveis no mercado.

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Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais

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Classificação: Ação de Média Duração

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Área Temática: Tecnologia e Produção

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Beneficiários: Sem Informação

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Alunos da graduação envolvidos no projeto: 1 aluno

Brincando e Aprendendo na Comunidade

Coordenação
• Cândida Maria Santos Daltro Alves

O Projeto de Extensão Brincando e Aprendendo na Educação Infantil visa estabelecer uma conexão indissociável entre teoria e prática no contexto acadêmico. Envolve educadores, pesquisadores, alunos e a comunidade local, buscando reformular as práticas pedagógicas na Educação Infantil, promover reflexão teórico-prática e disseminar conhecimento sobre uma pedagogia infantil fundamentada na ludicidade e na educação integral da criança.

Além disso, o projeto oferece formação aos alunos e educação continuada aos educadores, atendendo às demandas da comunidade, com ações que incluem ministrar cursos, oficinas e palestras, além de melhorar a infraestrutura das instituições educativas locais. Integrado ao ensino e pesquisa, o projeto busca atender ao maior número possível de pessoas e instituições de forma gratuita e irrestrita.

Objetivo: O projeto tem como meta principal fortalecer os laços entre a escola, a comunidade e a Universidade, com o intuito de promover uma formação crítica e consciente de docentes, discentes e demais membros da comunidade. Para alcançar esse propósito, serão realizadas diversas ações. Entre elas, destaca-se a promoção de trocas de experiências entre educadores e alunos das licenciaturas, visando à formação continuada e à conscientização da comunidade sobre os direitos da criança e a importância de uma educação integrada. Além disso, serão desenvolvidas atividades de extensão que articulem teoria e prática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando a interdisciplinaridade e as práticas pedagógicas inovadoras. Também serão criados espaços e momentos formativos, articulados ao ensino e à pesquisa colaborativa, visando ao aprimoramento das práticas educativas. Por fim, o projeto buscará consolidar a relação entre escola e comunidade, assim como entre comunidade e Universidade, promovendo uma colaboração efetiva em prol de uma educação de qualidade e inclusiva.

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Departamento de Ciências da Educação

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Classificação: Ação de Média Duração

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Área Temática: Educação

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Beneficiários: Sem Informação

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Alunos da graduação envolvidos no projeto: Sem Informação

Capoeira do Salobrinho e valorização da cultura afro-brasileira

Coordenação
• Luiz Henrique da Silva

Este projeto atenta-se para a necessidade de ações de pesquisa para o registro da história e da memória da Capoeira do Bairro do Salobrinho. Nesse sentido, em uma ação que busca unir ensino, pesquisa e extensão, pretende-se entrevistar Mestres e membros da comunidade que possam compartilhar suas memórias em torno dos eventos, fatos e personagens, que ao longo dos mais de 20 anos de existência do grupo de Capoeira Raízes do Quilombo, testemunharam os desafios para sua criação e manutenção das atividade.

O Capoeira UESC é uma linha de ação do Projeto de Extensão GAM, que se caracteriza como uma ação permanente e que está em atividade desde 1998. O Grupo de Capoeira Raízes do Quilombo é parceiro do Capoeira UESC, inclusive, Mestre Edísio, membro do Raízes do Quilombo, faz parte da equipe executora do Capoeira UESC desde março de 2020, estando cadastrado na PROEX como colaborador externo. Neste contexto, os resultados obtidos com o desenvolvimento deste projeto irão fortalecer e consolidar essa parceria, gerando uma grande expectativa de continuidade de todas as ações apresentadas nessa proposta após sua finalização.

Objetivo: Disseminar e valorizar as manifestações artísticas e culturais afro-brasileiras, como meio de combate à discriminação étnico-racial, através da Capoeira e do estreitamento das relações entre representações comunitárias do Salobrinho e da UESC, reafirmando os preceitos éticos e o compromisso social da universidade pública brasileira.

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Departamento de Ciências da Saúde

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Classificação: Ação de Média Duração

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Área Temática: Arte e Cultura, Direitos Humanos, Educação

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Beneficiários: Sem Informação

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Alunos da graduação envolvidos no projeto: Sem Informação

Ciências da Uesc nas escolas: Diálogos Inclusivos

Coordenação
• Genigleide Santos da Hora

O projeto propõe ações que visam promover o bem-estar e a inclusão escolar na comunidade do Salobrinho, em Ilhéus/BA, focando nas etapas da primeira infância e da terceira idade. Com base nos princípios da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI da UNESCO, busca-se oferecer educação de qualidade desde os primeiros anos de vida, abordando temas como autoconhecimento, desafios diários e direitos sociais dos idosos.

Por meio de uma abordagem dialógica e respeitosa, o projeto visa auxiliar os licenciandos a enfrentar os desafios da prática pedagógica e a promover uma educação mais inclusiva e participativa, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade escolar e dos moradores locais.

Objetivo: O projeto tem como objetivo geral desenvolver ações discursivas, formativas, lúdicas e criativas, envolvendo filmes, dinâmicas e aprendizagens curriculares, em colaboração com a Associação de Moradores do Salobrinho (MAS) e a comunidade local, com foco no bem-estar e inclusão escolar. Essas ações visam estabelecer uma integração entre teoria e prática, com a produção de relatos e relatórios para apresentação em eventos locais, estaduais e nacionais.

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Departamento de Ciências Econômicas

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Classificação: Ação de Média Duração

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Área Temática: Cultura e Educação.

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Beneficiários: Professores, alunos, pais da comunidade do Salobrinho e da Lincenciatura

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Alunos da graduação envolvidos no projeto: 2 alunos

Criação de Negócios de Impacto: Estruturação de Negócios no Assentamento Frey Vantuy, Ilhéus - Bahia

Coordenação
• João Carlos de Pádua Andrade

Este projeto propõe uma iniciativa colaborativa entre o EPEC da UESC e 32 famílias de agricultoras do Assentamento Frei Vantuy, visando a gestão produtiva e comercial de uma unidade de produção de polpas de frutas e frutas desidratadas. Através do financiamento do Programa Bahia Produtiva, essas famílias enfrentam desafios como organização, custos de produção e comercialização dos produtos, o que proporciona um ambiente propício para a realização de atividades de extensão, integradas ao curso de Economia e à disciplina Prática Extensionista I.

A metodologia do projeto envolve o engajamento das famílias agricultoras na resolução de questões práticas relacionadas à gestão da unidade produtiva, além da participação de estudantes de Economia na disciplina Prática Extensionista I. Através de um enfoque dialógico, o projeto busca promover a curricularização da extensão universitária, gerando negócios de impacto na comunidade da agricultura familiar, e contribuindo para o desenvolvimento local e para o fortalecimento da extensão universitária, em conformidade com as diretrizes do Plano Nacional de Educação.

Objetivo: O objetivo deste projeto é promover ações de extensão que gerem negócios de impacto na agricultura familiar, envolvendo a participação ativa da Universidade na resolução de desafios enfrentados por agricultoras locais. Isso inclui a estruturação de um modelo de negócio que atenda às demandas organizacionais, produtivas e comerciais das unidades de produção, bem como a implementação da curricularização da extensão universitária por meio da disciplina Prática Extensionista I. O projeto visa também realizar pesquisas, sistematizar e monitorar os resultados alcançados tanto na comunidade quanto no processo de curricularização da extensão universitária.

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Departamento de Ciências Econômicas

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Classificação: Ação de Média Duração

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Área Temática: Educação e Trabalho

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Beneficiários: 32 famílias do Assentamento Frei Vantuy

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Alunos da graduação envolvidos no projeto: 1 alunos

Curso de Espanhol para o ENEM

Coordenação
• Fabiana Brandão Silva Amorim

A importância geopolítica, cultural e econômica da língua espanhola no nosso entorno é inegável, no entanto ela não conta hoje com espaço nas salas de aula da educação básica brasileira, a avaliação estará voltada para o desenvolvimento de habilidades e estratégias dos jovens aprendizes, observando-se de maneira processual a aquisição da leitura em língua espanhola e do letramento crítico.

O projeto de língua espanhola do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) consta da realização de um curso com duração de dois semestres, no qual serão abordados conteúdos tais como: apresentação das características gerais do exame, as tipologias de questões, a apresentação resolução e compreensão de questões de edições anteriores do ENEM e a realização de simulados, com questões de provas passadas.

Enquanto sujeitos, nós estamos constituídos pela linguagem e essa relação é fundamental para compreendermos a aprendizagem de outras línguas, ao aprender uma nova língua, nós adquirimos “um instrumento de prática social, muito além do léxico e da sintaxe, com a possibilidade real de ampliar seu raio de ação mundo.

Objetivo: Desenvolver habilidades linguísticas e estratégicas dos estudantes do colégio do Salobrinho, além de promover o letramento critico dos estudantes, oportunizar aos discentes dos cursos de línguas estrangeiras aplicadas aos negócios internacionais o crescimento do seu arcabouço metodológico, linguístico e cultural, implementar um espaço formativo-pedagógico acerca da língua espanhola nas comunidades do banco da vitória e do Salobrinho.

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Departamento de Letras e Artes

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Classificação: Ação de Média Duração

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Área Temática: Cultura e Educação

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Beneficiários: Estudantes do ensino médio da rede pública e pessoas interessadas, das comunidades do Banco da Vitória e do Salobrinho

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Alunos da graduação envolvidos no projeto: 2 alunos

Educação Financeira na Escola

Coordenação
• Omar Santos Costa

O projeto identifica a falta de educação financeira como uma barreira significativa para os jovens, impactando suas escolhas econômicas pessoais, carreiras e qualidade de vida. Ao reconhecer a inadequação das abordagens tradicionais de ensino, o projeto propõe uma intervenção prática e alinhada com o contexto dos estudantes, visando despertar um interesse genuíno e fornecer ferramentas que os preparem de forma eficaz para os desafios financeiros do cotidiano. Para tanto, propõe uma abordagem inovadora, integrando pesquisa, produção de conteúdos de mídia e oficinas práticas na educação financeira para estudantes do ensino médio de uma escola pública no bairro de Salobrinho, Ilhéus-BA. Entende-se que a construção de uma mentalidade financeira saudável não apenas capacita os jovens para decisões econômicas mais conscientes, mas também catalisa o desenvolvimento econômico local.

Objetivo: Este projeto visa contribuir para a educação financeira dos alunos do ensino médio do Colégio Estadual de Salobrinho, Ilhéus/BA. Para isso, serão realizadas atividades como pesquisa, sistematização e aprofundamento dos conteúdos de educação financeira, além da produção de materiais educativos para plataformas digitais, como cards, vídeos e podcasts, visando proporcionar aos alunos ferramentas práticas para gerir suas finanças de forma consciente.

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Departamento de Ciências Econômicas

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Classificação: Ação de Média Duração

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Área Temática: Educação

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Beneficiários: 400 alunos

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Alunos da graduação envolvidos no projeto: 2 alunos

Festival Culinário e Cultural da Agricultura Familiar

Coordenação
• Solange França

O Programa UESC Rural apresenta ações integradas de Fortalecimento da Agricultura Familiar, visando estimular a comercialização de produtos agrícolas oriundos da agricultura familiar, permitindo a venda direta do produtor ao consumidor, oferta de alimentos saudáveis e orgânicos, partilha de saberes e experiências agroecológicas (Freire, 1996; Gadotti, 2005).

As ações de extensão previstas de serem atendidas envolvem capacitações, rodas de conversa e publicação aos membros das comunidades que irão executar, no contexto deste projeto, as práticas culinárias, com a participação de agricultoras(es), merendeiras, professoras(es), alunas(os) e demais interessados, nas comunidades locais (Assentamento Frei Vantuy e Escola de Menores São João Bosco).

O desenvolvimento deste projeto irá aprofundar as relações de trabalho e de pesquisa com a agricultura familiar produzindo conhecimentos e materiais de referência, fortalecendo processos de economia circular e economia solidária a partir das premissas do próprio movimento de luta pelo acesso à terra e por uma alimentação saudável.

Objetivo: O Festival Culinário e Cultural da Agricultura Familiar (Assentamento Frei Vantuy e Escola São João Bosco), visa reconhecer e valorizar a diversidade da memória e da cultura e da culinária da região do Território Litoral Sul, em especial, com uso de ingredientes tradicionais e produzidos nas comunidades, bem como valorizar suas expressões artísticas e culturais.

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Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais

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Classificação: Ação de Média Duração

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Área Temática: Arte e Cultura

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Beneficiários: Assentamento Frei Vantuy e Escola de Menores São João Bosco

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Alunos da graduação envolvidos no projeto: 2 alunos

Illuminare

Coordenação
• Guilhardes de Jesus Júnior

O projeto Iluminare visa preparar jovens negros de escolas públicas do ensino médio, com idades entre 14 e 24 anos, para ingressarem no mercado de trabalho. O objetivo é abordar as dificuldades enfrentadas pelos alunos, como o uso do pacote Office, habilidades em computadores, comunicação, e a falta de acessibilidade a cursos profissionalizantes na comunidade do Salobrinho.

O projeto propõe cursos cuidadosamente planejados, onde a seleção será direcionada a jovens negros de baixa renda, com a apresentação de casos para aproximar os participantes da realidade e visitas ao campus da Uesc para ampliar suas perspectivas educacionais. Essa abordagem busca facilitar a mobilidade social dos jovens selecionados, aumentando seus ganhos e reduzindo a insegurança familiar através do aumento da renda.

Objetivo: O projeto Illuminare tem como objetivo direto a capacitação jovens negros de escolas públicas do ensino médio, entre 14 e 24 anos, para ingressarem no mercado de trabalho, proporcionando cursos que atendam às demandas das empresas e promovam o desenvolvimento técnico e pessoal. Além disso, visa também Proporcionar treinamento em pacote Office, habilidades em lidar com computadores e aprimoramento na comunicação para os alunos do Colégio Estadual do Salobrinho.

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Departamento de Ciências Jurídicas

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Classificação: Ação de Média Duração

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Área Temática: Educação, Tecnologia e Trabalho

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Beneficiários: De 50 a 100 pessoas

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Alunos da graduação envolvidos no projeto: 1 alunos

Implantação de uma Horta Escolar na Escola Municipal Professora Jardelina Azevedo Leal, Salobrinho - Ilhéus, Bahia

Coordenação
• Norma Eliane Pereira

Considerando o contexto nacional de baixo consumo de hortaliças e a persistência da insegurança alimentar, o projeto interdepartamental entre o DCIE e o DCEX, em parceria com a UESC, visa contribuir para a melhoria da qualidade da alimentação escolar e o desenvolvimento de uma consciência crítica ambiental e alimentar na comunidade escolar. Por meio de atividades práticas e sensibilizadoras, a horta escolar não apenas diversifica a merenda escolar e promove o compartilhamento de saberes, mas também valoriza as atividades agrícolas, o tratamento de resíduos e a segurança alimentar, visando uma produção contínua e sustentável em um ambiente desafiador como o escolar.

Objetivo: O projeto visa implantar uma horta escolar na Escola Municipal Professora Jardelina Azevedo Leal, com uma série de objetivos específicos que visam não apenas a produção de hortaliças, mas também o engajamento da comunidade escolar em prol de um bem comum e a promoção do aprendizado, do trabalho em equipe e a conscientização ambiental dentro da escola. Além disso, a elaboração de uma cartilha didática e o auxílio em ações de reciclagem contribuem para disseminar conhecimento e práticas sustentáveis entre os alunos e a comunidade escolar como um todo.

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Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais

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Classificação: Ação de Média Duração

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Área Temática: Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente e Saúde

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Beneficiários: 461 alunos da educação básica (Fundamental I), 35 docentes e demais funcionários da escola, além da comunidade Salobrinho

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Alunos da graduação envolvidos no projeto: 2 alunos

Incubadora de Negócios Populares de Salobrinho

Coordenação
• Maria Josefina Vervloet Fontes

A Incubadora de Negócios Populares do Salobrinho agora denominada INCSA, no âmbito do Edital UESC Comunidades, ação do NEU (Núcleo Empreender da UESC), em parceria com o EPEC (Escritório de Projetos), a Broto Incubadora de Biotecnologia e o Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis estará voltada para abrigar, proteger e qualificar projetos ou empreendimentos nascentes ou já existentes alocados na Comunidade. Configura-se então como uma organização, programa ou espaço de apoio que se concentrará no desenvolvimento de empreendimentos e iniciativas buscando resolver desafios sociais e ambientais locais, ao apoiar os empreendedores locais de acordo com as demandas, habilidades e competências da Comunidade do Salobrinho.

Objetivo: Busca-se não apenas apoiar empreendedores locais na consolidação de seus negócios, mas também fomentar a inovação social, desenvolver habilidades por meio de treinamentos e capacitações, facilitar o acesso a recursos financeiros e promover a sustentabilidade financeira das iniciativas. Além disso, o projeto visa fortalecer a comunidade ao estimular a colaboração entre empreendedores, desenvolver parcerias estratégicas com organizações e entidades diversas, e estimular a produção de projetos coletivos em parceria com a comunidade assistida.

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Departamento de ciências administrativas e contábeis

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Classificação: Ação de Média Duração

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Área Temática: Tecnologia e Produção

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Beneficiários: Comunidade empreendedora do Salobrinho

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Alunos da graduação envolvidos no projeto: 2 alunos

Implantação de Espaços Educativos em Ações Integradas no Bairro Salobrinho

Coordenação
• Sandra Cristina Souza Reis Abreu

Este projeto, através de estratégias colaborativas, realizará atividades de estudos e planejamento para desenvolver um plano curricular baseado no ensino de ciências por investigação, com foco na criação de hortas escolares permanentes. A mobilização coletiva inclui um estudo de realidade para identificar espaços ociosos na escola, colaboração do campo da Agronomia para a instalação de canteiros e a valorização dos saberes locais nas oportunidades de aprendizagem.

As orientações teórico-metodológicas serão embasadas nas experiências da comunidade escolar, representantes de coletivos locais e profissionais dos departamentos de Ciências da Educação e Ciências Agrárias e Ambientais da UESC.

Objetivo: O projeto visa implantar uma horta do saber na escola, promovendo a interdisciplinaridade entre os conhecimentos advindos da horta e o currículo escolar. Isso tem o objetivo de estimular vivências práticas de educação ambiental, conscientização sobre hábitos alimentares saudáveis e integração da escola com a comunidade. Além disso, pretende-se implementar ações de formação contínua para os professores da escola pública do Salobrinho, envolvendo a comunidade e membros da UESC, ampliar o contato dos alunos da universidade com o espaço escolar público e promover espaços de formação continuada para desenvolver a metodologia do ensino por investigação, utilizando as sequências didáticas com base nos conhecimentos da horta e do currículo escolar.

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Departamento de Ciências da Educação

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Classificação: Ação de Média Duração

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Área Temática: Direitos Humanos, Educação e Meio Ambiente

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Beneficiários: Escola Anos Iniciais e a Associação Beneficente e de Ação Socioeducativa do Salobrinho

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Alunos da graduação envolvidos no projeto: 2 alunos

Laboratório de redação para o ENEM

Coordenação
• Camila Alves Gusmão

O projeto “Laboratório de redação para Enem” é uma iniciativa do projeto de extensão laboratório de Redação é vinculado ao departamento de letras e artes. Por se acreditar que os estudos de linguagem e de textos podem ser um passo inicial para o aprimoramento de um letramento crítico, pretende -se com essa iniciativa oferecer para o público jovem e adulto da comunidade Frei vantuy um curso de escrita de redação para o Enem .Vislumbra-se a possibilidade de aprimoramento da escrita e também a ampliação de possibilidades para um melhor desempenho na prova do Enem , exame que é usado em todo o Brasil para o ingresso de estudantes nas universidades brasileiras .Dessa forma , pretende -se , com projeto ofertar um curso de, março a novembro de 2024 ,totalizando 30 encontros, o curso ocorrerá um dia da semana , ainda ser combinado cm os representantes da comunidade e, terá duração de 2 horas e 30 minutos por encontro .A elaboração de currículos e até mesmo sobre a produção de textos orais em contextos mais formais ,nesses encontros , pretende -se a discussão de temas atuais ,que podem ser abordados no recorte temático na redação do Enem , como objetivo de aquisição de repertório para redação , além disso acredita-se que esses encontros podem fortalecer o letramento critico dos estudantes frente a temas importantes da sociedade brasileira , como o combate ao racismo e á desigualdade , o mundo trabalho na contemporaneidade .Para a realização dessa atividade , serão convidados palestrantes externos e a ideia de ser realizado na UESC é justamente para fazer com que os alunos se sintam pertencentes.

Objetivo: Ofertar aprimoramento, da escrita do texto dissertativo argumentativo para redação do Enem , compartilhar conhecimento e experiência , por meio das práticas extensionistas consolidando a relação entre teoria e prática , fortalecer os vínculos da universidade com a sociedade ,através das ações de extensão , ampliar os processos de formação discente , possibilitando a experiência em sala de aula ,contribuir para a ampliação da entrada de estudantes , oriundos de comunidades carentes universidades públicas.

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Departamento de Ciências Econômicas

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Classificação: Ação de Média Duração

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Área Temática: Educação

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Beneficiários: 30 pessoas entre jovens e adultos

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Alunos da graduação envolvidos no projeto: 1 alunos

Pedagogia das Margens: cineclube com debate

Coordenação
• Ivone Maia de Mello

Este projeto de extensão visa promover a descolonização do pensamento e a emancipação dos sujeitos por meio da Pedagogia das Margens e do cinema como ferramenta educacional. Através da seleção cuidadosa de filmes brasileiros e de diferentes origens culturais, étnicas e sociais, seguida por sessões de cinema acessíveis no campus universitário e na comunidade, e discussões pós-filme coordenadas com convidados especiais, busca-se analisar criticamente temas relevantes e relacioná-los com a realidade local.

A metodologia adotada subverte a Pedagogia do Cinema convencional, utilizando filmes brasileiros completos, temas geradores sugeridos pelos estudantes e um enfoque na participação da comunidade. Inspirado na Educação Libertadora de Paulo Freire e nas práticas de mestres e mestras populares, o projeto busca não apenas oferecer entretenimento, mas também promover reflexão, diálogo e transformação social, contribuindo para a construção de uma visão de mundo mais inclusiva e plural.

Objetivo: Os objetivos específicos incluem a seleção cuidadosa de filmes que representem a diversidade cultural, étnica e social, a organização de sessões de cinema acessíveis tanto no campus universitário quanto na comunidade, e a coordenação de discussões pós-filme com convidados especiais para análise crítica dos temas abordados e sua relação com a realidade local. Essas ações têm como objetivo geral contribuir para a construção de uma visão de mundo mais inclusiva e plural, estimulando o diálogo, a reflexão e a transformação social.

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Departamento de Filosofia e Ciências Humanas

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Classificação: Ação de Média Duração

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Área Temática: Arte e Cultura

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Beneficiários: 200 pessoas

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Alunos da graduação envolvidos no projeto: 1 alunos

Percepção e diagnósticos socioambientais à luz do Plano Nacional de Prevenção de Desastres Naturais – Lei 12.608/2012: Estudo de caso dos bairros Salobrinho e Banco da Vitória

Coordenação
• Cleverson Alves de Lima

O projeto surge em resposta à comoção nacional causada pelos desastres naturais na Região Cacaueira em 2021, particularmente em Ilhéus, buscando mitigar as consequências devastadoras e contribuir para a redução das vulnerabilidades socioambientais nos bairros do Salobrinho e Banco da Vitória.

Nesse contexto, a proposta busca não apenas mapear e interpretar as vulnerabilidades existentes, mas também promover uma cultura de prevenção e resiliência frente aos desastres naturais. Integrando-se com iniciativas governamentais, como o Plano Municipal de Redução de Riscos a Desastres Naturais, o projeto visa formar cidadãos conscientes e capacitados, enquanto fortalece o papel da universidade como agente ativo na busca por soluções socioambientais sustentáveis para as comunidades do Salobrinho e Banco da Vitória.

Objetivo: O projeto visa desenvolver a percepção de risco e promover a cultura de prevenção de desastres nos bairros do Salobrinho, Banco da Vitória e arredores. Valorizando a solidariedade e a cidadania, busca-se integrar conhecimentos científicos e tradicionais para fortalecer a resiliência das comunidades, colaborando também com o Plano Municipal de Redução de Riscos aos Desastres Naturais de Ilhéus. Por meio de diálogos locais e organização de dados socioambientais, pretende-se formar um grupo de estudantes engajados e preparados para enfrentar os desafios socioambientais com proatividade e liderança.

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Departamento de Engenharias e Computação

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Classificação: Ação de Média Duração

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Área Temática: Direitos Humanos e Justiça, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção

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Beneficiários: Comunidade do Salobrinho, Banco da Vitória, Morada do Porto e adjacências

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Alunos da graduação envolvidos no projeto: 2 alunos

Pipoca, Cinema, Literatura e Arte: Diversidade na Escola

Coordenação
• Sirlândia Souza Santana

O projeto propõe uma abordagem holística para a superação das dificuldades de aprendizagem entre alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal São Pedro. Por meio de uma variedade de atividades, como sessões de cinema, cirandas literárias, aulas de campo e oficinas de arte-educação e esportes, busca-se não apenas fortalecer o desempenho acadêmico, mas também promover o desenvolvimento humano integral, incorporando o uso criativo de novas tecnologias e mídias sociais. Ao mesmo tempo, oferece módulos formativos para professores, abordando temas como desenvolvimento humano, alfabetização, letramento e educação para as relações étnico-raciais, visando uma compreensão mais contextualizada e eficaz da aprendizagem escolar.

Objetivo: O projeto visa contribuir para a superação das dificuldades de aprendizagem, promovendo a ampliação da frequência escolar dos alunos nessa situação, enquanto incorpora a literatura como um direito humano essencial na prática pedagógica diária dos professores. Além disso, busca fortalecer as identidades étnicas e de gênero, fomentando o desenvolvimento do gosto pela literatura através de cirandas e contações de histórias, e proporcionando leituras fílmicas com temas relacionados à diversidade.

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Departamento de Ciências da Educação

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Classificação: Ação de Média Duração

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Área Temática: Educação, Arte e Cultura

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Beneficiários: 78 pessoas

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Alunos da graduação envolvidos no projeto: 2 alunos

Prevenção Combinada: Estratégias de Educação Afetiva

Coordenação
• Danielle Leite Silva

O projeto de pesquisa visa abordar o aumento preocupante das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) entre jovens na comunidade de Banco da Vitória, Ilhéus - Bahia, resultado da falta de prática rotineira de rastreamento, diagnóstico e tratamento, bem como da ausência de uma educação afetiva adequada. Com o objetivo geral de analisar aspectos epidemiológicos e clínicos das ISTs na região, os objetivos específicos incluem a realização de um estado da arte sobre o tema, revisão dos prontuários médicos da Estratégia de Saúde da Família local, levantamento e análise dos dados epidemiológicos e clínicos dos pacientes, além da realização de análise estatística e comparação com a literatura existente.

Objetivo: O projeto tem como objetivo geral analisar os aspectos epidemiológicos e clínicos das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na comunidade Banco da Vitória, em Ilhéus, Bahia. Para alcançar esse objetivo, os objetivos específicos incluem a realização de um estado da arte sobre as ISTs, revisão dos prontuários médicos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) local, levantamento dos dados epidemiológicos dos pacientes com ISTs, verificação dos dados clínicos e evolutivos desses pacientes, realização de análise estatística dos dados e, por fim, a análise dos resultados à luz da literatura publicada.

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Departamento de Ciências da Saúde

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Classificação: Ação de Média Duração

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Área Temática: Educação e Saúde

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Beneficiários: Jovens estudantes da Escola Estadual do Banco da Vitória

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Alunos da graduação envolvidos no projeto: 2 alunos

Raízes da Capoeira no Salobrinho

Coordenação
• Antonio Marcus Lima Figueiredo

Culpa aute non sit esse officia dolore ipsum laborum nisi proident consectetur nulla. Mollit velit deserunt aliqua ut quis aliquip officia Lorem veniam duis ut. Nostrud et dolore laboris ad et ut exercitation. Et reprehenderit anim velit sunt sunt id fugiat adipisicing. Dolore Lorem consequat consequat ullamco elit excepteur ad fugiat minim adipisicing deserunt laboris veniam. Est elit cupidatat in culpa elit tempor culpa occaecat consectetur aliqua nulla. Incididunt elit nostrud eiusmod in.

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Departamento de Ciências Econômicas

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Classificação: Ação de Média Duração

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Área Temática: Tecnologia e Produção

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Beneficiários: 1500 pessoas

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Alunos da graduação envolvidos no projeto: 2 alunos

Rede de Mulheres Empreendedoras do Bairro Salobrinho - REMES

Coordenação
• Katianny Gomes Santana Estival

O projeto "Rede de Empreendedoras do Salobrinho" (REMES) surge como uma iniciativa crucial para abordar as dificuldades socioeconômicas enfrentadas pelas mulheres empreendedoras no bairro Salobrinho, em Ilhéus, Bahia. Seu objetivo principal é proporcionar apoio e capacitação para 20 nanoempreendedoras, visando fortalecer seus negócios e promover o desenvolvimento sustentável da comunidade. A metodologia abrange consultorias, capacitações, criação de catálogos comerciais, estruturação de canais de vendas e divulgação, além do estabelecimento de redes sociais para promover a visibilidade e a consolidação da marca da rede de empreendedoras.

Por meio de uma abordagem integrada, o projeto REMES busca não apenas oferecer ferramentas práticas para o gerenciamento de negócios, mas também criar oportunidades de mercado e promover a visibilidade das empreendedoras locais. Ao consolidar uma rede de apoio e promover a participação ativa das mulheres empreendedoras, o projeto visa não só reduzir as desigualdades de gênero, mas também impulsionar o potencial econômico da comunidade do Salobrinho, contribuindo para um ambiente mais sustentável e inclusivo.

Objetivo: Os objetivos deste projeto visam fortalecer e impulsionar a rede de empreendedorismo feminino no Bairro do Salobrinho, em Ilhéus/Bahia. Por meio de consultoria, capacitações e assessorias, pretende-se capacitar 20 nano e microempreendedoras, focando na organização dos modelos de negócios, educação financeira e alavancagem de vendas via marketing digital. Além disso, busca-se estruturar um catálogo comercial, criar canais de divulgação e vendas, fortalecer as redes sociais da rede e estabelecer espaços coletivos para a promoção e comercialização dos produtos e serviços das empreendedoras locais.

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Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis e Departamento de Ciências Econômicas

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Classificação: Ação de Média Duração

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Área Temática: Trabalho, Tecnologia e Produção

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Beneficiários: 20 pessoas

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Alunos da graduação envolvidos no projeto: 2 alunos

RevitaÊ

Coordenação
• Guilhardes de Jesus Júnior

O projeto de extensão RevitaÊ surge como resposta às adversidades enfrentadas pela comunidade do bairro Salobrinho, em Ilhéus-BA, caracterizado pela presença de grupos criminosos, escassez de serviços públicos, insegurança alimentar e ausência de espaços de lazer adequados. A iniciativa propõe uma série de ações, incluindo programas de segurança comunitária, projetos para suprir a carência de serviços essenciais, iniciativas de combate à insegurança alimentar e desenvolvimento de espaços recreativos.

Além de beneficiar diretamente a comunidade, o projeto RevitaÊ também apresenta relevância para a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a formação profissional dos discentes. Ao fortalecer o compromisso social da instituição e promover uma relação mais integrada entre a universidade e a comunidade local, a UESC demonstra sua contribuição para o desenvolvimento regional.

Objetivo: O projeto "RevitaÊ" tem como principal objetivo contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida na comunidade do bairro Salobrinho, em Ilhéus-BA. Para isso, busca promover a segurança alimentar, criando mecanismos que proporcionem acesso regular a alimentos seguros e nutritivos, combatendo assim a insegurança alimentar. Além disso, visa estabelecer espaços de lazer e convívio social, atendendo à carência de áreas recreativas na comunidade, especialmente para crianças, jovens e adultos.

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Departamento de Ciências Jurídicas

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Classificação: Ação de Média Duração

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Área Temática: Direitos Humanos e Justiça, Educação e Meio Ambiente

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Beneficiários: Comunidade do Salobrinho

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Alunos da graduação envolvidos no projeto: 1 alunos

Tecnologias em Informação e Comunicação, Internet das Coisas e Ensino de Física para o exercício da Cidadania no Salobrinho

Coordenação
• Adriano Marcus Stuchi

O projeto proposto visa capacitar os alunos da Escola Municipal São Pedro no Salobrinho (EMSP Salobrinho) no uso de smartphones como ferramenta para investigação da realidade física, enquanto oferece formação à professora de Física em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Internet das Coisas (IoT). O programa inclui ainda a programação de microcontroladores para dispositivos IoT, visando resolver problemas práticos da comunidade, como alertas de enchentes, promovendo assim a integração de conhecimentos teóricos e práticos para a melhoria da qualidade de vida local.

Através de oficinas, os estudantes serão instruídos na construção de experimentos de baixo custo, utilizando aplicativos de smartphones para medir grandezas físicas e explorando contextos históricos de eletromagnetismo e termodinâmica. Para cada oficina serão necessários 7 meses de trabalho divididos em pesquisa, bibliografia, montagem experimental, oficina na escola e culminância. Numa segunda etapa, os conhecimentos adquiridos serão aplicados para a resolução de problemas da comunidade, como a falta de alertas precisos em caso de enchente.

Objetivo: Disseminar e fortalecer o uso de tecnologias cotidianas como ferramenta de investigação da realidade física entre os alunos da Escola Municipal São Pedro no Salobrinho (EMSP Salobrinho), enquanto proporciona formação à professora de Física em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Internet das Coisas (IoT).

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Departamento de Ciências Exatas

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Classificação: Ação de Média Duração

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Área Temática: Educação

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Beneficiários: Comunidade Salobrinho

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Alunos da graduação envolvidos no projeto: 2 alunos

UESC 4.0: Tecnologias nas escolas

Coordenação
• Geovana Pires Lima

A indústria 4.0 muitas vezes referida com a quarta revolução industrial , representa uma mudança de paradigma transformadora na forma como as indústrias operam e alavancam a tecnologia .Este conceito surgiu no inicio da década de 2010 e baseia-se nos avanços das revoluções industriais anteriores ,integrando tecnologias digitais ,análise de dados e automação na produção e em outros setores .

O projeto visa aproximar os discentes do ensino médio ás tendências de desenvolvimento mundial, com intuito de contribuir com a construção de profissionais qualificados na região, promover o incentivo aos estudantes para ingressarem nas áreas das ciências, tecnológicas, engenharia e matemática e permitir os alunos receberem capacitações por meio de palestras e oficinas práticas .

Objetivo: Promover o uso de tecnologias da indústria 4.0 para estudantes do ensino médio da rede pública, incentivar a participação dos alunos de escola públicas nas áreas, difundir o conhecimento sobre as tecnologias da indústria 4.0, como realidade aumentada e realidade virtual ,contribuir com a formação de profissionais locais, para atender as necessidades ,das ditas profissões do futuro.

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Departamento de Engenharias e Computação

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Classificação: Ação de Média Duração

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Área Temática: Tecnologia e produção

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Beneficiários: 1000 pessoas

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Alunos da graduação envolvidos no projeto: 2 alunos

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