O Programa AGIR 2.0 (Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras) reúne uma série de projetos e ações com o propósito central de promover a formação continuada e permanente dos(as) gestores(as) públicos municipais em áreas estratégicas, visando incrementar o desenvolvimento local. Destinado principalmente aos(as) secretários(as) das prefeituras vinculadas à Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC), o programa é executado pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, por meio da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX e a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC).
As ações do AGIR 2.0 são realizadas com a colaboração de diversos órgãos da Universidade, abrangendo a extensão, o ensino, a pesquisa e a inovação. A estratégia central de operação do programa está baseada na formação e funcionamento dos Fóruns com dirigentes municipais. Essas metodologias são pautadas nos princípios de dialogicidade, participação e solidariedade, além da criação de múltiplos tempos e espaços formativos.
Os principais resultados esperados incluem:
O AGIR 2.0 é um esforço conjunto para transformar a gestão pública municipal e promover o desenvolvimento sustentável das regiões atendidas.
FREADE - Fórum de Secretários, Diretores e/ou Coordenadores de
Agricultura;
FORSEMS - Fórum de Secretários, Diretores e/ou Técnicos de Saúde;
FRAMSUL - Fórum de Secretários, Diretores e/ou Técnicos da
Administração;
FAEG - Fórum de Secretários, Diretores e/ou Agentes Municipais de
Cultura;
FOPROM - Fórum de Procuradores Municipais;
FORCOM - Fórum de Secretários, Diretores e/ou Assessores de
Comunicação;
FORTUR - Fórum de Secretários, Diretores, Agentes e/ou Coordenadores
Municipais de Turismo;
FORPLAF - Fórum de Secretários, Diretores e/ou Técnicos da
Secretaria de Planejamento e Finanças;
FRAS - Fórum de Secretários, Diretores e/ou Técnicos da Secretaria
de Assistência Social;
FORSEC - Fórum de Secretários, Diretores e/ou Técnicos da Secretaria
de Educação.